Vocabulário Específico


Como em qualquer sector existe no mundo das luvas um certo vocabulário, um conjunto de termos técnicos que se torna necessário saber se queremos estar familiarizados com as luvas e todos os processos da sua criação. Como tal estão apresentados seguidamente os termos mais utilizados e penso que os mais necessários para criar um par de luvas.
Absorvência: é a capacidade de um tecido para tirar a humidade. Esta é muito importante a ter em conta pois afecta outras características como o conforto da pele, o facto de encolher ou manchar. Também deve ter-se em consideração a repelência à água e a recuperação de rugas, ou seja, quando enrugado se o material volta ao que estava ou se fica danificado.
Resistência à abrasão: é a capacidade de resistir ao desgaste da fricção proporcionada pelo tecido contra outra superfície. E se é resistente pode ser utilizado por um longo período de tempo antes que possam aparecer sinais de desgaste.
Barriga: é a parte do couro menos densa que as outras partes. Para um caso de existir uma necessidade de economia no material.
Cabretta: é um tipo de pele muito fina feita a partir de da pele de ovinos, no Brasil.
Cabo (ou Capeskin): é um couro superior fino feito a partir da pele de ovinos deslanados do Sul-africano.
Clute Cut: estilo de luva com uma palma de uma peça sem costura na base do dedo. Há emendas ao longo dos dedos no interior, mais perto da área de trabalho.
Couro: é o cabedal mais resistente, com maior durabilidade, proporcionando um melhor objecto. Este tipo de couro pode ser feito em todos os pesos e texturas. Novas formas de acabamento de couro produzem uma suavidade sensual e maleabilidade. O couro está disponível numa ampla gama de tons e texturas.
Flexibilidade: é a capacidade de uma fibra para dobrar facilmente. Uma fibra flexível e fina oferece a melhor flexibilidade.
Elasticidade: é a capacidade de aumento no comprimento sob tensão e retornar ao tamanho original.
Fourchette: é o pedaço de couro costurado entre os dedos de alguns tipos de luvas. Também conhecido como o flanco ou reforço.
Gauge: outseam, onde as duas bordas de couro costurado depois de juntas são guiadas através da máquina de costura por um calibre "que assegura que a costura será sempre uma distância uniforme a partir da borda do couro.
Agulhas: O número de agulhas e pontos por polegada. Quanto mais agulha mais fina será a malha. As luvas de malha pesada são normalmente feitas em bitola 7-10 em máquinas de tricô, enquanto as luvas de malha fina são feitas numa máquina de 13 de bitola.
Espessura: quanto às luvas de látex, de borracha ou plástico a espessura do material destas luvas geralmente medida em Mills (1 mil = 0,001 bitola. Luvas de baixa espessura/calibre permitem uma melhor agilidade e flexibilidade ao contrário das luvas de maior calibre que oferecem uma melhor protecção mas com menos flexibilidade.
Grão: lado do couro que “tem cabelo”, ou seja, o lado exterior, ou seja, é o grão que integra a superfície natural antes de ser modificado para fazer do couro uma superfície mais suave e mais atraente.
Gunn Cut: é um tipo de confecção de luva que não tem costuras na parte de trás, tendo apenas uma costura na base do dedo médio. As costuras do dedo estão mais longe da área de trabalho, tornando-se menos incómodas.
Mão: a forma como uma luva de fibra (fio ou tecido) se sente quando manipulada. Termos como suave, fresco, seco e sedoso ou agressivos são usados para descrever a mão de um material têxtil. O tipo de fio, construção de tecidos e processos de acabamento utilizados, afectam a mão de um tecido.
Handsewn: modo de costura que é cosido à mão, à moda antiga, com agulha e linha.
Perna: Cravadas de dentro para fora e de seguida são viradas. Fortes mas não visíveis no exterior.
Keystone Thumb: é um tipo de dedo de luva que se molda à forma natural e posição do polegar, resultando num movimento e conforto superiores.
Wrist Knit: Uma luva de punho projectado para caber confortavelmente no pulso.
Pivot: um couro/seda de luxo com uma mão muito macia.
Couro: a pele que foi preservada por um processo químico chamado “bronzeamento”. O couro é a forma mais antiga de roupa conhecida para o homem e apenas certos tipos são adaptáveis para as luvas.
Pele de Porco: é um couro durável. Quando é bronzeada do lado suado produz a camurça leve e com muito luxo. Quando bronzeada do lado de grãos produz Nappa bastante durável. Novos avanços no curtimento resultaram texturas maravilhosas e gemas de cor, acrescentando versatilidade ao conjunto das peles.
Pique: pee (pronuncia: kay) é uma ponta de couro dobrado sobre o outro e a cadeia é depois costurada por uma máquina especial com um post "pequeno" para a costura dentro dos dedos. Usado em luvas finas e as palmas para costurar couro para luvas de malha.
Resiliência: é a capacidade de um material de voltar à forma após ser dobrado, torcido ou distorcido. Está directamente ligado à recuperação de rugas. Um exemplo de boa elasticidade é o poliéster.
Sheepskin: integra-se na classificação de Cabretta, pele e camurça. Estas são colhidas de animais resistentes a climas frios e altitudes elevadas.
Selecção do Ombro: a melhor parte da porção do ombro de couro; avaliado logo abaixo do couro grade lateral.
Ombro: parte de uma porção de couro. Um pouco menos consistente do que a parte lateral. Oferece um bom rendimento.
Lado: é a parte mais uniforme e duradoura do couro.
Espigamento: é o ponto de desenhar ou desenho na parte de trás das luvas.
Gravidade específica: capacidade de um tecido de ser grossos e alto e ainda ser leve. Um bom exemplo é o acrílico.
Divisão: é o resultado, quando uma pele grossa está literalmente dividida em duas partes mais finas. A parte superior tem o grão de um lado, enquanto a parte inferior é suada em ambos os lados. É a parte inferior, que é referida como o "split".
Força: algumas fibras são muito fortes, como o nylon e o poliéster. Outras são fracas, tais como acetato e acrílico. A força contribui muito para a durabilidade da luva.
Suede: é o lado do cabelo do couro que foi lustrado por uma máquina abrasiva para lhe dar um efeito suave e polido.
Welt: é um pequeno pedaço de couro cosido na costura para fortalecê-lo. Muitas vezes um welt é usado na costura, na forquilha do polegar e na base do dedo. Adicionado para proteger segmentos contra faíscas e abrasão.

0 comentários:

Enviar um comentário