Famosos: Áttila Lemgruber


Produtos Lemgruber - luvas cirúrgicas.

Uma das indústrias que está bem presente no mercado das luvas é a indústria Lemgruber. Esta nasceu há mais de 60 anos no mercado brasileiro e tem uma história de muito trabalho e dedicação de uma família.
Tudo começou com a iniciativa de Áttila Lemgruber em Portugal no ano de 1937 que se embrenhou na Amazónia para conseguir o látex para industrialização. Transformou a sua fazenda no Rio de Janeiro na primeira indústria no Brasil a fabricar artefactos derivados do látex e desde então o Brasil passou a estar muito ligado a esta matéria.
Em 1939 depois de fazer várias pesquisas e testes finalmente o Sr. Áttila fundou a LEMGRUBER. O primeiro produto a ser fabricado foi o preservativo de látex o que causou uma enorme oposição da Igreja na época.
Em 1941 tendo uma visão do mercado futuro, a LEMGRUBER iniciou a sua linha de produção de Luvas Cirúrgicas. A LEMGRUBER chegou a ter mais de 150 produtos nas suas linhas de produção: de luvas a brinquedos, uma enorme gama de opções.
Por volta de 1958 aparece o plástico que representou um forte concorrente para a borracha, o que obrigou a LEMGRUBER a reduzir a sua produção em 10% dos produtos fabricados e a procurar novas especializações. Mas o látex tem uma grande vantagem sobre o plástico; é o único produto do mundo 100% elástico e praticamente indestrutível apesar de ser biodegradável, o que não ocorre com o plástico. Devido a este factor muitos produtos obrigatoriamente são feitos de borracha natural, como por exemplo, pneus de avião e Luvas cirúrgicas.
Com o aparecimento do plástico a LEMGRUBER reestrutura-se e passa a ter uma característica mais profissional, mais empresarial voltada para a área médica.
Na década de 60 a LEMGRUBER passou por três acidentes muito sérios, mas a força de um ideal maior serviu para que a marca LEMGRUBER se tornasse ainda mais forte. Na época da revolução de 1964 a fábrica foi tomada por comunistas e logo depois recuperada. Mas a década de 60 foi marcada principalmente por:
i. O rompimento das barragens da represa que inundou totalmente a fabrica, que só foi recuperada graças à acção da comunidade que se mobilizou para que a LEMGRUBER pudesse voltar a funcionar.
ii. A sede da fazenda era famosa por ter pinturas de artistas de renome franceses. O seu sótão era utilizado como depósito para toda a produção da LEMGRUBER. Pois bem todo este stock incendiou e acabou também com toda a sede e as suas reconhecidas artes.
iii. Uma forte tromba-d’água inunda toda a fábrica e a LEMGRUBER vê-se obrigada, uma vez mais, a recomeçar do zero.
Na década de 70 a fábrica inicia o seu processo de modernização: final do processo manual. Desenvolve soluções próprias investindo nos seus próprios engenheiros e pesquisadores. Começa a fazer trabalho de divulgação através da televisão fortalecendo a marca.
Nos anos 80 com o surgimento dos primeiros casos de sida a LEMGRUBER passou a investir ainda mais nas suas pesquisas para fazer luvas com o mais alto controle e qualidade. Dedica-se a produzir o que há de melhor na área cirúrgica.
Na década de 90 a LEMGRUBER promove uma associação com asiáticos para intercâmbio tecnológico. Os asiáticos são o principal centro de tecnologia em pesquisas do látex.

0 comentários:

Enviar um comentário