Tipos de Materiais


  • Couro: O couro é a pele curtida de animais, utilizada como material nobre para a confecção de diversos artefactos para o uso humano, tais como: sapatos, cintos, carteiras, bolsas, malas, luvas, casacos, chapéus, entre outros. O couro bovino é o mais utilizado, devido a ser o mais abundante do mercado e ao preço mais baixo. O segundo mais utilizado é o couro caprino, devido também à facilidade de obtenção, que torna os preços competitivos, e principalmente pela sua qualidade, que é maior do que a do couro de boi. Entretanto, também tem crescido a procura pelos couros suíno, ovino e de outras espécies de animais como o jacaré, cobra, e, mais recentemente, de rã e peixe.
  • Camurça: Camurça é um tipo de couro felpudo feito com a parte de baixo da pele de cabras, porcos, bezerros, cervídeos e principalmente cordeiros. Exclui-se a camada de pele exterior do animal (mais grossa) e por isso é menos durável (mas mais macia) que o couro comum. A suavidade, leveza e flexibilidade do material tornam satisfatório o seu uso no vestuário e outras aplicações que requerem materiais delicados, como as luvas. Também é popular em tapeçaria, calçados, bolsas e como forro para produtos de couro.
  • Cashemira: tecido de lã leve, macio e com cair agradável, com brilho mate e riscas oblíquas, formadas por um ponto de sarja de três à trama. Feito com fios finos penteados e geralmente estampado. Utilizado em vestidos de senhora, xailes, lenços e luvas. O nome deriva de lã caxemira, fibra muito macia e fina com a qual este tipo de tecido era fabricado inicialmente.
  • Latéx: O latéx é uma secreção esbranquiçada, raramente amarelada, produzida por algumas plantas como a papoula, a seringueira e o Caucho (castilloa) quando os seus caules são feridos e que tem a função de, uma vez consolidada com a oxidação, provocar a cicatrização do tecido lesado, por onde fluiu. Largamente utilizado pela indústria para confecção de preservativos, luvas e drenos cirúrgicos, é um material que pode causar processos alérgicos (dermatite de contacto) de intensidade variável. O látex é uma dispersão coloidal estável de uma substância polimérica num meio aquoso. É praticamente neutro, com pH 7,0 a 7,2, mas quando exposto ao ar por umperíodo de 12 a 24 horas, o pH cai para 5,0 e sofre coagulação espontânea, formando o polímero que é a borracha.

 Todos os materiais acima mencionados tem certas características e propriedades que assumem desde logo importância quando se trata de um par de luvas. Se o objectivo é um par de luvas de trabalho então o material deverá ser de grande resistência física bem como um valor abrasivo reduzido para poder ser de longa duração. Se o objectivo é criar uma luva de extremo conforto então a cachemira será uma boa opção pois é suave e não é de certa forma tão resistente sendo por isso uma luva delicada e mais sofisticada. A relação entre a forma e os materiais utilizados é muito importante pois devemos ter sempre em conta o tipo de material que vamos usar para fazermos uma luva. Este deverá ser suficientemente elástico para caber no pulso ao mesmo tempo que ter a capacidade de voltar ao estado normal. Deve estar preparado para o grande desgaste físico devido à zona de vestuário que é, situado nas mãos.

Fonte: Toda a pesquisa à cerca destes materiais foi encontrada no site de wikipedia.

0 comentários:

Enviar um comentário