Problemas do Latéx


Alguns estudos recentes têm vindo a mostrar que nos últimos anos o uso de luvas por parte de médicos e odontologistas tem provocado nos mesmos consequências negativas. O que aconteceu para se ter desenvolvido esta situação foi uma excessiva prevenção devido ao aumento da Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA).
Outros estudos indicam que devido à grande utilização de luvas de látex por parte do pessoal médico e odontológico como forma de prevenir a SIDA tem causado essas mesmas consequências. O que aconteceu foi:
Em primeiro lugar devido à exposição repetida às luvas de borracha podem surgir casos de urticária alérgica, como por exemplo a dermatite. Urticária é o nome que é dado a um tipo de erupção cutânea caracterizada por placas salientes, que se assemelham às produzidas pela urtiga. O aparecimento de urticárias pode ser causado pelo contacto directo com substâncias alérgicas, neste caso o látex, como resposta do sistema imunológico á ingestão de algumas comidas ou mesmo pelo stress.
Em segundo lugar espera-se um aumento do número de reacções anafiláticas em pacientes com urticária de contacto. Anafiláxia (ou anafilaxis) é uma reacção alérgica sistémica, severa e rápida, a uma determinada substância, chamada alergénico ou alérgeno, caracterizada pela diminuição da pressão arterial, taquicardia e distúrbios gerais da circulação sanguínea, acompanhada ou não de edema de glote. A reacção anafiláctica pode ser provocada por quantidades minúsculas da substância alergénica. O tipo mais grave de Anafiláxia — o choque anafiláctico — termina geralmente em morte caso não seja tratado.
Em Janeiro de 1988 foi relatada uma morte no Hospital de Henry Ford, causada por um choque anafilático. Foram desenvolvidos inquéritos por imunologistas no hospital que mostravam que a paciente era altamente alérgica a proteínas encontradas no látex, incluindo as luvas cirúrgicas. Mais estudos indicam que existe uma proteína solúvel em água, proveniente da árvore Hevea Brasilienses. Provoca hipersensibilidade e reacções anafiláticas que incluem eczema, urticária de contacto, sintomas respiratórios e choques. Especialistas dizem que 6% da população pode estar em risco de contágio e contrair estas doenças e que acerca do uso de talcos, pós absorventes e amidos na fabricação de luvas (ou usados como agente para facilitar a colocação das luvas) também constam na da lista. Todas estas substâncias põe em risco quem contacta com elas, podendo estas doenças, em casos avançados causar peritonite, granulada, aderências de mesmo a morte.

0 comentários:

Enviar um comentário