Luva de Dados II


A primeira luva virtual
  • A primeira luva virtual foi desenvolvida na Universidade de Illinois em 1977 para um projecto chamado "Sayre Glove". Em 1982 Thomas Zimmerman inventou a primeira luva virtual de funcionemento óptico e em 1983 Gary Grimes construía a primeira luva virtual de entrada digital, que na altura era a primeira luva de alta flexibilidade e com sensores de inéria. Esta luva teve um grande impacto na indústria da realidade virtual levando o seu criador a ser convidado a produzir luvas para alguns guitarristas famosos e para controlo de sintetizadores electrónicos.
Algumas aplicações da Luva Virtual
  • Uma das primeiras aplicações a nível mundial, e que tornou famoso este dispositivo foi o filme "Star Wars" em 1977 realizado por George Lucas. Mais tarde vários filmes da Walt Disney passaram a usar a tecnologia e actualmente cerca de 98% dos filmes de animação, tais como "Shrek", usam luvas e fatos virtuais.
  • No ramo da medicina está a ser testada a utilização de luvas virtuais em operações de carisma delicado, principalmente nos casos onde não pode existir contacto entre o médico e o paciente devido ao risco de contagio por parte do doente.
A realidade Virtual
  • As luvas virtuais quase nunca são utilizadas sem o apoio de outros sistemas periféricos. Normalmente utilizam-se juntamente com os fatos virtuais e capacetes virtuais e com a junção dos três sistemas obtemos o que se chama de "realidade virtual". A realidade virtual é muito utilizada em aplicações como jogos 3D e até como forma de programar treinos para o exército americano, em saltos de pára-quedas.
  • Posteriormente será possível a qualquer cidadão usufruir destas realidades virtuais e de todas as suas vantagens. Até já existem alfumas marcas de automóveis com protótipos de carros que são conduzidos virtualmente.
  • Actualmente o preço destas luvas sofreu um decréscimo devido ao aumento de fabricantes, porém prevê-se que no futuro o seu preço venha a descer ainda mais. Neste momento a luva virtual mais usada no mercado é a 5DT, que possui capacidade de registar os dados em vários tipos de arquivo, contendo também calibração automática. É usada essencialmente em filmes de animação e em jogos de computador.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Luva_virtual

0 comentários:

Enviar um comentário