Famosos: Jean Patou


Designer, Criator...






Jean Patou (1887-1936), um designer e criador, nasceu na Normandia, França. O negócio da família ajudou-o a revelar os seus talentos, já que desde 1907 começou a trabalhar com o tio no negócio de peles. Em 1912 muda-se para Paris e abre uma pequena confecção/ateliê “Maison Parry”. Em 1914 ele vende a sua colecção inteira a um comprador americano. A primeira guerra mundial cria distúrbios na sua carreira mas as suas colecções atingem o sucesso desde o início. Desenhava roupas para actrizes famosas, cantoras e damas de alta classe. Era conhecido pelas suas blusas, estilo influenciado pelo Cubismo e Art Déco. Foi o primeiro a apresentar à imprensa a sua colecção.
Para Jean Patou 1925 foi o seu ano mais activo. Ele abre o “canto desportivo” onde apresenta as colecções de sportswear. As diversas partes separadas no canto desportivo foram dedicadas a diferentes modalidades desportivas como ténis, golfe, esqui, pesca e aparelhos coordenado com acessórios como lenços, lingerie, luvas, bonés, etc.


Modelitos de Jean Patou. Luvas desenvolvidas pelo estilista.

Patou amava as mulheres e durante a sua visita aos Estados unidos em 1925, ficou tão impressionado com o longa-legged das meninas americanas que organizou uma audição a 500 meninas, das quais ele escolheu 6 para voltar com ele para Paris. Este foi agraciado pelo bom senso de marketing e este evento deu-lhe uma boa publicidade que criou alvoroço na imprensa francesa.
Ele apresenta-nos três perfumes para mulheres, cada um relacionado com as mulheres de cor de cabelo diferente – Amour Amour dedicado à morenas; Que Sais-Je? para loiras e Adieu Sagesse foi dedicado às ruivas. Patou foi o primeiro a lançar uma loção de bronzeamento, o lendário Huile de Caldeu, em 1927.
Após a morte de Jean Patou muitos criadores famosos cooperaram com a casa Patou, como Estavez (em 1950), Karl Lagerfeld (1960-1964), Jean Paul Gaultier (1971-1973), e Christian Lacroix (1981-1986).

Perfume "Alegria".

0 comentários:

Enviar um comentário