A Luva de Dados


Uma luva de dados é um dispositivo de interacção semelhante a uma luva comum que, facilita o controlo na robótica e nas aplicações de realidade virtual. Esta luva é normalmente do latéx devido à característica elástica do material. Através deste dispositivo é possível usar vários parâmetros físicos tais como: pressão, força linear, temperatura e a textura de uma superfície ou material.

Dentro do campo das luvas virtuais existem vários tipos tais como luvas de funcionamento óptico, magnético ou até mesmo de "tacto", no entanto a luva de funcionamento óptico pode ser referida como o príncipio de funcionamento mais usual nos nossos dias. Este princípio baseia-se no seguinte: um emissor colocado na ponta dos dedos da luva envia uma luz para um receptor colocado na parte superior da luva na zona do pulso, por sua vez essa luz é enviada por guias de fibra óptica.

Dependendo da posição do dedo esse mesmo receptor vai receber a luz na sua totalidade ou apenas parte dela, uma vez que a posição do dedo aumenta ou diminui as perdas da transmissão dessa mesma luz. Este fenómeno vai causar uma variação na resistência do receptor que, por sua vez, vai influenciar a tensão de saída do mesmo. Deste modo, para cada valor de tensão iremos obter uma posição específica.

Estão a seguir referidos alguns tipos mais conhecidos e usados.


  1. 5DT Data Glove: possui 5 sensores, um por dedo.

  2. CyberGlove: luva que possui até 22 sensores de alta-precisão

  3. CyberForce: luva de "desktop" com braço incorporado.

  4. CyberGrasp: luva que avalia a força, tem um sistema robótico incorporado no braço.

  5. CyberTouch: luva com sensores tácteis.

  6. Virtual Hand SDK: luva para aplicações de animação.

  7. Virtual Hand Studio: luva para aplicações 3D.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Luva_virtual

0 comentários:

Enviar um comentário