Breve História


Ilustração: Agrícultor em trabalhos no campo. A luva era inicialmente utilizada como forma de protecção.

Não existe uma data de quando surgiu a primeira luva mas sabe-se que por volta de 1500 a.C. segundo registos históricos os povos antigos foram os primeiros a fazer da luva um acessório utilizando as luvas como suporte na construção e agricultura.
Na tumba do rei Tutankhamon, arqueólogos recuperaram um par de macias luvas de linho, embrulhado por camadas de tecidos e uma luva solta, em tapeçaria, feita com linhas coloridas. Os cordões em volta dos punhos das luvas indicavam que eram amarradas no pulso. A luva foi uma vestimenta inventada para as mãos, para ser utilizada para proteger do frio, para proteger a mão de ferimentos, para a prática de diversos desportos, em ambiente hospitalar e claro como acessório de moda, especialmente feminino.
Por volta de 1920 as luvas surgem nos Estados unidos e são popularizadas na Grã-Bretanha por Henry Cotton.
Na década de 30 Jean Pateu e Schiaparelli são nomes de destaque, responsáveis também por um pequeno alongamento das saias; agora, estas cobriam totalmente os joelhos, e pela criação dos vestidos colados ao corpo. Graças ao cinema as classes sociais não dispensam o uso das luvas, nota-se uma aderência ao look que se verificava nos filmes. Através da imprensa, no inicio do século XX coloca a elegância ao alcance de um público mais numeroso e de diferentes classes sociais. As mulheres imitam, copiam, adaptam e começam a deixar-se fascinar pelo brilho das estrelas de Hollywood: roupas, maquilhagem, estilo e claro as luvas. O uso das luvas torna-se mais comum e elegante.

Colecção


A minha colecção criada encontra-se armazenada em:
http://www.flickr.com/photos/44173465@N03/
e está dividiva por albuns que correspondem a tipos de luvas diferentes.

todas as imagens coleccionadas foram retiradas dos seguintes sites:
- http://www.style.com/fashionshows/powersearch?trend=trend101&designer=design_house67
- http://www.style.com/fashionshows/powersearch?designer=design_house22&trend=trend101
- http://www.onlygloves.com/
- http://www.gloves-online.com/
- http://leatherglovesonline.com/

Apresentação


Foi proposto como trabalho final da disciplina de Design, Cultura e Sociedade uma investigação sobre um determinado objecto vestivel.
Este blog vem apresentar o meu trabalho sobre Luvas num formato digital e de fácil compreenssão a todos. Aqui encontram os vários tipo de luvas segundo a minha própria classificação, medidas para fazer um par de luvas e passo a passo a construção de um molde. Existem também personalidades que marcaram a industria das luvas. Para uma leitura mais aprofundada do trabalho desenvolvido enviar email para trice.1990.dmm@gmail.com

Fonte do Video: http://gaspargloves.com/